Atualmente, o seguro de automóvel é um dos mais procurados. De acordo com a Revista Cobertura, a procura por seguro auto em Minas Gerais, por exemplo, cresceu 54% em 2018. Percentual que mostra que esse setor tem se colocado no mercado de maneira mais significativa.
Apesar do crescimento e popularização do setor, muitas pessoas ainda têm dúvida com relação ao seguro automóvel. Pensando nisso, montamos este conteúdo para apresentar as perguntas/dúvidas mais frequentes.
Confira!
Mesmo com o nome sujo, é possível contratar um seguro automóvel?
De acordo com a legislação vigente, a seguradora não pode impedir uma pessoa de contratar um seguro automóvel apenas por estar com o nome sujo ou inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC.
Todavia, ainda que exista legislação que ampare o consumidor nesse sentido, nada impede que a seguradora pratique outros valores de seguro em virtude dessa questão. Seria, na verdade, uma maneira de se proteger diante do histórico do consumidor que apresenta dívidas não pagas em seu nome.
O que é o prêmio do seguro auto?
Essa é, sem dúvida alguma, uma das principais dúvidas.
Então, resumidamente, o prêmio é o valor pago pela apólice no momento da contratação. Ele diz respeito ao valor que é pago pelo consumidor ou segurado para ter direito a usufruir da cobertura que o contrato do seguro auto oferece.
Muitos dos consumidores pagam o valor do prêmio de maneira parcelada, ou seja, mensal. Isso é uma questão que é negociada no momento de fechar o contrato.
O que podemos entender por franquia?
Como sabemos, ao adquirir um seguro, o beneficiado tem direito a uma série de coberturas que poderão lhe trazer mais conforto e tranquilidade durante a vigência do contrato seguro auto.
Todavia, a maioria dessas coberturas só poderá ser utilizada mediante o pagamento da franquia. Por esta, podemos entender como um valor que é responsável por arcar por parte dos danos que um automóvel sofrer. A franquia é definida no momento da contratação do seguro auto.
A franquia é geralmente acionada quando, por exemplo, o carro precisa de um conserto, seja em virtude de algum problema mecânico ou porque o segurado bateu com ele.
Vale dizer que nem todas as coberturas cobram franquia. Uma delas que não cobra é a assistência 24 horas, bem como o sinistros que caracterizarem PERDA TOTAL, tais como: furto ou roubo e também o acionamento para Terceiros.
É possível contratar um seguro auto mesmo o veículo sendo antigo?
Sim, é possível contratar um seguro auto mesmo o veículo sendo antigo. No entanto, nem todas as seguradoras oferecem essa possibilidade, o que significa dizer que o interessado deve realizar uma ampla pesquisa, com o objetivo de encontrar a que atenda a esse interesse.
Há segurados que trabalham com seguros para carros com mais de 10 anos de existência ou mais, oferecendo coberturas simples, como por roubo ou furto.
Tentei contratar um seguro auto, mas a seguradora recusou. Isso é possível?
Sim, infelizmente. A seguradora pode recusar o seu pedido de contratação de um seguro auto por qualquer motivo. No entanto, terá de fundamentar a sua decisão em um prazo de 15 dias.
Em geral, essa recusa ocorre quando o veículo apresenta um alto risco de roubo ou furto ou, ainda, quando já está fora de linha, ou seja, quando a fabricante resolve não produzir mais peças nem o carro em si.
Caso isso aconteça com você, tente contratar tal seguro em outras operadoras. O ideal é não desistir e garantir a proteção do seu automóvel.
Quanto tempo leva para que um segurado receba a indenização em caso de sinistro do automóvel?
Em geral, costuma-se pagar o valor da indenização no prazo de 30 dias, a contar da data de comunicação e entrega dos documentos à seguradora.
Vale dizer, no entanto, que esse prazo pode ser dilatado ou estendido, a qualquer momento, pela seguradora, no caso de ela solicitar mais documentos ou pedir mais informações para resolver dúvidas que tenha, ou por atraso do Segurado na entrega de documentos à seguradora.
É sempre bom ressaltar que para ser Indenizado o veículo deve estar livre de restrições e multas.
Qualquer carro pode acionar ou contratar um seguro auto?
Então, em regra, qualquer automóvel pode ser assegurado por um seguro. No entanto, existem algumas exceções, como:
Carros antigos ou de coleções, geralmente, não são aceitos. Isso, portanto, não significa que não exista alguma seguradora que aceite tal proposta. O importante é pesquisar e encontrar a melhor solução para o seu caso;
Carros com alto índice de roubo ou furto tendem a não serem aceitos. Todavia, isso não acontece com todas as seguradoras. O ideal é pesquisar e encontrar a que aceite.
Bebi e bati com o carro. Nesse caso, posso acionar a seguradora para receber a indenização?
A resposta para essa pergunta é não. Se o segurado estiver sob efeito de álcool ou de drogas ilícitas, a seguradora não fica obrigada a pagar a indenização.
O mesmo vale para o caso de o segurado se envolver em um acidente em decorrência da não obediência em relação às leis de trânsito e penal.
Nesse caso, a seguradora pode deixar de cumprir as suas obrigações em relação ao seguro contratado.
Atualização de dados. Isso é realmente preciso?
Pode acontecer de o segurado, por algum motivo, mudar-se de localidade ou de endereço. Nesse caso, deve deixar a seguradora atualizada.
O ideal é que ele entre em contato com o corretor informando qualquer mudança em relação aos seus dados, para que esta realize tal registro corretamente.
Isso é importante porque pode implicar em relação ao direito do segurado em receber a indenização. Por exemplo, se a atualização não for feita e o seu veículo foi furtado no meio da noite em seu novo endereço a seguradora poderá recusar em lhe dar a indenização.
No entanto, isso precisa estar previsto em contrato.
Toda situação que possa comprometer os direitos do segurado deve estar previsto em contrato.
Resolveu algumas de suas dúvidas com este conteúdo? Esperamos que sim. No entanto, caso tenha ficado com mais dúvidas não resolvidas, não deixe de entrar em contato conosco. Contamos com uma equipe técnica que pode lhe ajudar nesse sentido.
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