fbpx
AMA FEDERAL SEGUROS ONLINE
Sinistros: 0800-942-8400 / (64) 98161-0047 / (64) 98109-0016 - [ATENDIMENTO 24 HORAS]

Quem gosta de curtir a vida na água sempre pensa em comprar seu próprio barco ou embarcação. O investimento é certeiro para quem gosta, mas exige atenção com vários detalhes para que não aconteça nenhum problema ou dor de cabeça posterior.

Entre os elementos importantes para quem tem sua própria embarcação e pretende realizar atividades de lazer com ela, está o Seguro Náutico. Mas do que se trata esta modalidade? Por que ela é tão fundamental para o proprietário?

Estas são as perguntas que respondemos neste conteúdo. Assim, os donos de embarcações podem ficar mais tranquilos e preparados para ter todo o cuidado com o seu barco.

O que é o Seguro Náutico?

Como todos os tipos de seguro, o Seguro Náutico atua como um protetor para a embarcação. A partir do momento em que o proprietário adiciona este elemento ao seu barco, ele garante diversas coberturas.

Ele é focado, principalmente, em quem usa o barco para momentos de lazer e prática de esportes aquáticos, garantindo maior segurança e tranquilidade em relação ao patrimônio do proprietário.

O Seguro Náutico tem validade em todo o território brasileiro, portanto, não importa em que estado o dono contrata o serviço, ele pode usufruir em outra parte do país. Isso é uma ótima pedida, pensando em um território enorme como o brasileiro.

Este modelo vale para os mais diferentes tipos de embarcação que se possa imaginar: barcos, lanchas, jet ski, veleiro, iate etc.

A ideia principal deste seguro, portanto, é garantir que as águas estejam sempre calmas para o dono da embarcação, pois ele sabe que, se algo ocorrer, haverá a cobertura do seguro. Assim, o momento de lazer fica muito melhor.

Para quem serve o Seguro Náutico?

É importante destacar que o Seguro Náutico é válido para embarcações de categorias específicas. Ele é voltado para os barcos que são registrados na Capitania dos Portos, como embarcações voltadas para recreio e lazer. Por isso, batemos na tecla de que esta modalidade serve para quem curte estar na água pensando em praticar atividades esportivas ou curtir momentos de entretenimento.

Outro detalhe técnico importante que vale ser citado: o Seguro Náutico não é obrigatório, não há lei que exija a contratação deste serviço por parte de quem tenha uma embarcação para lazer. Porém, claro, é uma forma de garantir maior segurança.

Além disso, é bom ressaltar que esta modalidade de seguro é compatível com todos os tipos de embarcação. Não importa se o barco é pequeno, médio ou grande, ele pode se encaixar na lista de proteção por meio de um seguro e é fundamental que todos tenham a proteção. A seguir, falaremos mais sobre isso.

Vantagens do Seguro Náutico e por que o proprietário deve aderir a esta modalidade

Agora que o leitor já sabe o que é o Seguro Náutico, também é fundamental entender quais os benefícios que esta modalidade traz e, portanto, porque é tão importante que os proprietários das embarcações invistam nisso.

Garantir segurança

O primeiro ponto, claro, é a questão de segurança e da tranquilidade. Com um seguro para seu patrimônio, o dono pode curtir muito mais os momentos de lazer em sua embarcação.

Quando não há esta garantia, pela ausência de um Seguro Náutico, a preocupação com avarias é constante, os riscos são muito maiores e isso não permite que o dono se divirta como gostaria (e como deveria) em seus momentos de entretenimento na água.

Evitar prejuízos

O seguro permite, também, que o dono do barco não sofra com grandes prejuízos financeiros, caso algum acidente ou avaria aconteça. Por mais que possa considerar o valor do seguro caro, o proprietário certamente terá custos maiores se não tiver a cobertura e algo afete a qualidade do barco.

Ou seja, no aspecto financeiro fica bastante clara a importância de o dono da embarcação apostar em um seguro. Não dá para confiar na ideia de que nada acontecerá com o bem material. Afinal, águas são sempre imprevisíveis e há outros riscos inerentes à propriedade de um barco.

Por exemplo, a questão de possível roubo ou furto. Por se tratar de um produto de valor considerável, a embarcação pode ser alvo de ações criminosas. Com o Seguro Náutico, há cobertura para este tipo de crime, como acontece em outros tipos de proteção para outros bens.

Assim, caso aconteça algo, o seguro garante que o dono da embarcação não acabe perdendo seu bem sem nenhuma recompensa por isso.

Garantir bem-estar

É importante, também, falarmos sobre a questão de segurança física. Por mais que estar na água seja uma sensação incrível e uma experiência para ser repetida muitas vezes, é inegável que nem sempre temos total controle sobre a força deste elemento e sobre os eventuais riscos.

Portanto, o seguro é indispensável pensando no bem-estar e na segurança de cada um. Afinal, ele oferece serviços para proteção e para salvamento, com auxílio profissional em caso de qualquer acidente.

Se houver alguma avaria que coloque em risco as pessoas na embarcação, além do próprio objeto, o Seguro Náutico também pode ser acionado para prestar ajuda.

A relevância do Seguro Náutico

Podemos falar, com certeza, que todos os proprietários de embarcações precisam pensar sobre o Seguro Náutico e se organizar para aderir a esta modalidade.

Mesmo que não seja exigido por lei, o Seguro Náutico é uma forma de garantir muitos benefícios e, por isso, é tão importante. Desde questões financeiras, protegendo o bolso do dono em caso de qualquer problema, há ainda pontos relacionados à proteção física de todos os tripulantes.

E, mais do que qualquer barco, lancha ou jet ski, é a vida o mais importante e o Seguro Náutico também se preocupa com isso, podendo ser acionado para missões de salvamento e ajuda.

Ou seja, não dá para pensar em praticar atividades de lazer e esportes na água e não contar com esta modalidade em sua embarcação. As vantagens são muitas.



Gostou de saber mais sobre o Seguro Náutico e sua importância? Não perca mais tempo e faça sua cotação conosco, sem compromissos. Temos certeza de que temos o melhor serviço para sua embarcação. Fale conosco pelo telefone (64) 3433-1700 e confira o melhor serviço para sua necessidade.